03/01/2016

Cronograma Capilar continuação

Genteeeeee, estou de voltaaaa... Tudo bem com vocês?

Andei pesquisando mais sobre o cronograma capilar e percebi que ainda ficou faltando esclarecer algumas dúvidas. Além do mais, eu também preciso cuidar do meu cabelo e o cronograma capilar e a forma mais correta. Mas chega de papo e vamos ao que interessa... Kkkk


O cronograma capilar como vocês sabem nada mais é do que uma agenda onde você organiza os tratamentos necessários para que seu cabelo fique saudável e bonito. Entre os tratamentos mais importante estão a hidratação, a nutrição ou umectação e por último a reconstrução.
Todas nós estamos aprendendo que não existe fórmula mágica para cuidar dos cabelos, mas sim uma série de cuidados que devemos ter para mantê-los lindos e maravilhosos como queremos.
Existe um cronograma oficial que deve ser utilizado inicialmente por todas as pessoas que querem recuperar os cabelos, e depois de recuperado basta só adaptar o cronograma a sua realidade. O cronograma oficial deve ser feito da seguinte maneira:

1° semana) hidratação, hidratação, nutrição
2° semana) hidratação, hidratação, nutrição
3° semana) hidratação, hidratação, reconstrução
4° semana) hidratação, hidratação, nutrição

Se você conseguir manter esse ciclo de cuidados seu cabelo ficará recuperado em pouco tempo, e aos poucos você vai adaptando de acordo com o efeito que mais gosta nos seus cabelos. Vamos falar de cada fase:
Hidratação: é responsável pela reposição hídrica dos cabelos (água dos fios), é a única fase que não tem limite, pode ser feita todo dia se você quiser, pois o nosso cabelo precisa de muita hidratação.
Nutrição: é responsável pela reposição lipídica dos fios, isto é, da gordura natural dos fios. Essa gordura deixa os nossos cabelos alinhados e sedosos, a umectação faz parte dessa fase.
Reconstrução: e a fase que repõe as vitaminas e a massa do nosso cabelo, fortalecendo-o. Mas atenção a reconstrução só pode ser feita no máximo duas vezes no mês, isso se o seu cabelo estiver muito danificado. Pois o excesso de reconstrução pode danificar os seus cabelos.


Agora vocês vão se perguntar: e como eu faço para montar meu cronograma capilar?
O ideal seria começar pelo cronograma oficial, mas se você acha que não tem tempo existe algumas variações do cronograma, no post anterior onde falei sobre ele tem algumas tabelas, da uma olhadinha.
 Agora vou tentar ajudar vocês com umas dicas maravilhosas que vi no canal da Júlia Doorman.

Cabelo seco, ressecado, leve, armado, embaraça com muita facilidade ele precisa de mais hidratação.
Cabelo  sem brilho, com frizz, sem balanço, desalinhado, ele precisa de nutrição, mas lembre-se ele precisa receber primeiro a hidratação para os outros tratamentos fazerem efeito, principalmente a nutrição.
Cabelo fraco, fino, quebradiço, se quando puxa o fio logo se quebra, ele precisa de reconstrução, se ele estiver elástico ele precisa ainda mais de reconstrução, nesse caso a cada 15 dias até o cabelo se recuperar, aí você começa a espaçar até fazer apenas uma no mês.
Bom, mas caso você erre na dosagem da reconstrução e seu cabelo fique muito rígido, invista na hidratação e no dia seguinte em uma umectação, para acabar com o efeito rígido do fio.

Agora para você iniciar o cronograma vai precisar de 3 máscaras de tratamento uma de hidratação, uma de nutrição e outra de reconstrução ou keratina líquida.

Aí vem as dúvidas: mas como eu faço para identificar cada um desses produtos?

A máscara de hidratação geralmente e composta principalmente por: vegetais, babosa, açúcar, mel, silicone, vitaminas, pantenol e glicerina.
A máscara de nutrição geralmente vem escrito na frente óleo ou nutrição, e composta por: manteigas ou óleos. E pode ser feita também a umectação com óleos vegetais, pois é equivalente OK?
A máscara de reconstrução é composta em sua maioria por proteínas, aminoácidos, arginina, colágeno, keratina entre outros. Ou você pode adicionar a queratina líquida a máscara de hidratação e passar nos cabelos.

Agora é só montar a sua tabela e tirar o tempinho na semana para cuidar dos seus cabelos, procure fazer nas horas que for fazer algo em casa, tipo cozinhar, limpar a casa, etc. Mas não deixe de cuidar dos seus cabelos, porque se você parar ele vai voltar a ser o que era antes dos cuidados...

Então partiu cuidar dos cabelos!!
Até o próximo post!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, vou adorar responder! Bjos...

© Layout feito por: BL Designer | BLOG ALESSANDRA SOUZA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. imagem-logo
.