10/05/2016

Espinhas - como evita-las?


Olá lindonas, tudo bem com vocês?

Vamos ao nosso post do dia né... Quem aqui nunca sofreu ou ainda sofre com as temida acne? Aquelas espinhas e cravos horrorosos que além de nos incomodar, ainda dói...

A acne é uma doença que acomete a pele e ocorre quando os folículos são obstruídos por sebo e células mortas, onde  acaba juntando bacterias e gerando inflamação. Os lugares mais comuns para o aparecimento da acne são o rosto, costas e pescoço.

A acne pode deixar cicatrizes na pele, e dependendo da gravidade necessita de tratamento medicamentoso com antibióticos. Por isso nada de mexer nas espinhas que surgem na pele pois além de deixá-la marcada pode causar uma maior inflamação pois nas nossas mãos e unhas pode conter bactérias que irão piorar o quadro da acne podendo ser tão agravado ao ponto de virar um abcesso.

Mas a boa notícia é que existe tratamento disponíveis no mercado para amenizar e evitar as temidas espinhas, e quanto antes começar melhor.

É mais comum termos acne durante a adolescência, porque na puberdade a quantidade de hormônios se aumenta principalmente a testosterona. Esse hormônio a produzir mais oleosidade, o que obstrui os poros.

Mas isso não impede as outras pessoas de terem acne, como crianças e adultos.

Como ocorre a acne


Os folículos da nossa pele são ligados às gladulas sebáceas que produzem oleosidade afim de lubrificar ou hidratar o nosso cabelo e pele. Mas quando ocorre um desequilíbrio no nosso corpo ele acaba produzindo uma quantidade maior de óleo (sebo) e células mortas que podem se acumular nos folículos criando um ambiente propício para bactérias. A ação das bactérias fazem com que esse folículo se inflame acumulando acumulando uma secreção amarela, caracterizando a espinha. Esse mesmo folículo também pode se escurecer e abrir formando os cravos.

Fatores que podem piorar o surgimento da acne


- Hormônios: alterações hormonais que acontecem na puberdade, durante a gestação  ou com o uso de contraceptivos podem afetar a produção das glândulas sebáceas;

- Medicamentos: alguns remédios como os corticóides ou aqueles a base de lítio podem causar acne;

- Alimentação: mudanças na alimentação com ingestão em excesso de alimentos derivados do leite ou carboidratos pode causar acne.

- Estresse: pois faz com que as taxas hormonais se desequilibrem e as acne aumente.

- Atletas: o uso de asteróides podem agravar o surgimento da acne.

Mitos sobre a Acne


- A ingestão de chocolate ou de produtos muito gordurosos quase não tem nenhum efeito sobre o aumento da acne como muitas pessoas pensam.

- A acne não é causada pela sujeira, mas sim por falta de um simples limpeza de pele com produtos adequados para retirar o excesso de óleo e células mortas. Ao contrário do que muitos pensão o excesso de limpeza pode piorar a acne, pois estimula a uma maior produção de sebo que iram obstruir ainda mais os poros.


Tratamento


Se você já descobriu que sofre com acne melhor procurar um dermatologista para tratar as espinhas persistentes para evitar cicatrizes ou outros danos a pele.
O tratamento geralmente é feito com cremes, sabonetes e loções de cuidado com a pele.
Dica: os médicos orientam a não espremer as espinhas afim de evitar manchas na pele, então  cuidado.

Atenção a acne pode levar a baixa auto estima ou depressão. Se observar esse comportamento em alguém é melhor procurar um médico.

Então minhas lindas então é isso, cuidem da sua pele... E fiquem cada dia mais bonitas!!

Bjos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, vou adorar responder! Bjos...

© Layout feito por: BL Designer | BLOG ALESSANDRA SOUZA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. imagem-logo
.