quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Outubro Rosa: Luta contra o Câncer de Mama


Oie meus amores, como vocês estão?

Creio que muitos de vocês andam vendo por ai a propaganda sobre o outubro rosa, esses lacinhos rosinhas por toda a parte. Mas você sabe o que realmente isso significa? Não? Vou falar um pouquinho dele para vocês!!



O outubro rosa começou a ser difundido nos EUA no final da década de 20, mas o movimento realmente se intensificou a partir dos anos 1990. Todas as ações desse movimento visam a conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Mama. 

A primeira ação vista no Brasil em apoio a esse movimento ocorreu em 2002 quando iluminaram de rosa o Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera) em São Paulo. Para sensibilizar a população são usados laços rosas para enfeitar as cidades e principalmente os órgãos públicos e ainda a iluminação rosa em monumentos, prédios e pontes em favor dessa causa.

O câncer de mama está em primeiro lugar entre os que mais mata mulheres, por isso a luta para a prevenção desse tipo de câncer e pelo diagnóstico precoce que dá as pacientes mais chances de cura com menos danos a saúde.

O ministério da saúde preconiza que o exame de mamografia seja feito em mulheres na faixa de 50 a 69 anos, pois é a faixa onde a incidência do câncer é maior. Mas isso não quer dizer que as outras mulheres que não se encontram nessa faixa etária devem se descuidar, é orientado pelo ministério da saúde que nós mulheres façamos o auto exame das mamas em casa todo mês pois é uma forma de conhecemos a nossa mama e verificar se há a existência de algum nódulo (carocinho). Caso nesse exame você identifique algo suspeito procure um médico e ele solicitará os exames necessários para o diagnóstico. 

Nesse vídeo você vai aprender como fazer o autoexame das mamas:




Bom meninas saúde é tudo né, então se cuide. Faça o autoexame independente da sua idade, pois se nós não cuidarmos da nossa saúde quem vai cuidar?

Então é isso meus amores, super beijo e até a próxima.






8 comentários:

  1. Oi, Alessandra,
    Ótimo post! Essas informações são essenciais para a nossa saúde.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. A luta nunca pode parar. Adorei o textos e as informações! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Post muito bom, gostei do modo como vc abordou o assunto! Informações essenciais para cuidar melhor da nossa saúde. Seria tão bom se todas as mulheres tivessem essa conscientização.
    Beijos, Renally


    http://dicasdarenally.wixsite.com/blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor, tentei abordar o tema do modo mais fácil e que incentivasse as mulheres a se cuidarem mais. Bjos

      Excluir
  4. Ótimo post,muito boa a sua abordagem sobre o assunto,temos realmente que nos cuidar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Flor, e o conhecimento ajuda no cuidado com a saúde. Obrigada!!!

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário, vou adorar responder! Bjos...