sábado, 21 de maio de 2016

Porosidade Capilar


Olá  lindonas, espero que todas estejam bem porque hoje vamos falar de cabelo... kkkk o nosso queridinho... Afinal que mulher se vê  bonita achando que o cabelo está  feio? Acho que nenhuma né, porque a beleza é um conjunto e não  apenas uma parte, e o nosso cabelo faz parte desse conjunto... Então vamos em frente.

Nós  mulheres  sempre estamos em busca do perfeito, sempre a procura de técnicas e tratamentos que deixe o nosso cabelo maravilhoso, o cabelo dos sonhos. Só que durante essa caminhada acabamos agredindo os nossos fios com várias  químicas, secador, escovas, pranchas.

Muitas vezes buscamos hidratações  milagrosas, fazemos cronogramas capilares, usamos óleos, hidratamos, nutrimis, reconstruimos e tudo mais e nada parece resolver. O cabelo continua com a aparência de ressecado, áspero e sem vida... Sabia que o que você a porosidade do seu cabelo pode estar alta? E por isso nada que está fazendo parece ter efeito?

Que tal aprendermos a identificar um cabelo poroso? Vamos lá.

O que é porosidade capilar?


É a capacidade que o cabelo tem de absorver umidade (água). Isso faz com que o cabelo fique hidratado. A porosidade e determinada pela cutícula (camada externa) do fio. As cutículas se organizam como escamas protetoras dos fios.

A porosidade pode ser genética, mas também pode ser afetada por agentes externos como o uso de produtos químicos, secador, prancha, excesso de exposição a a a água do mar, cloro de piscina, ao sol, etc. Cabelos cacheados por exemplo tendem a ser mais poroso devido ao seu formato.

Níveis de porosidade


Porosidade baixa: são aqueles que possuem a cutícula muito fechada e devido a isso o cabelo não consegue absorver nem produtos químicos e nem água (hidratações).

Porosidade média ou normal: são aqueles que estão com a porosidade no nível normal, as cutilas ficam um pouco abertas para o fio receber os o que precisa e por isso conseguem absorver rapidamente produtos químicos e água (hidratações), e conseguem mantê-la nos fios.

Porosidade alta: são aqueles onde as cutículas estão muito abertas ou danificadas, este tipo de cabelo absorve tudo muito rapidamente inclusive água (hidratação), mas perde ainda mais rápido a água que acabou de receber pois suas cutilas não se fecham. E o tipo de cabelo mais comum, possui muito frizz, tem aparência de ressecado e é muito quebradiço.

Como identificar a porosidade


Existem alguns testes rápidos que ajudam a identificar qual o nível de porosidade do seu cabelo.

O primeiro teste que podemos fazer é  o seguinte após lavar o cabelo, ainda com ele limpo pegue alguns fios já  seco (não precisa arrancar, pode ser os fios que ficaram no pente) e colique-os num copo de água filtrada por uns 5 minutos. Se o cabelo flutuar ele está com a porosidade baixa, se ele ficar no meio está média o que é normal, mas se ele afundar a porosidade é alta.

Segundo teste você pega o fio de cabelo na sua cabeça mesmo não  precisa arrancar   meninas, e com dois dedos em formato de pinça você vai deslizar sobre o fio em direção ao couro cabeludo, se sentir alguns solavancos e porque seu cabelo está poroso, se deslizar normalmente de forma suave a porosidade está  baixa.

Como tratar a porosidade


Cabelos com baixa e média porosidade não precisa de muita preocupação, basta apenas incluir na sua rotina mais hidratações e algumas nutrições. Eles não  precisam muito de reconstrução faça apenas uma vez ao mês.

Cabelos com alta porosidade precisam de mais reconstruções para repor a massa faça inicialmente 1 a cada 15 dias até seu cabelo ficar normal depois volte a fazer mensalmente, pois o excesso de reconstrução deixa os fios quebradiços. Faça bastante hidratações  e nutrições também para repor água e vitaminas e se puder faça após as hidratações uma selagem com vinagre de maçã. A finalização também é muito importante procure um bom leave-in, use protetor térmico, principalmente se você faz muito uso de prancha e secadores.

Escolhas produtos finalizadores principalmente a base de vitaminas e aminoácidos. Evite os a base de sulfato, petrolatos e parabenos que não fazem tão bem aos fios. Essas escolhas ajudaram a manter seu cabelo com uma porosidade adequada.

Então meninas é isso... Espero que tenham entendido.

Bjos.







14 comentários:

  1. Amei o post, sempre estou cuidando dos meus fios, é essencial que eles estejam saudáveis para manter meus cachinhos 😍
    Amei as dicas
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza manter os fios bem cuidados e sempre o melhor. Quer bom que gostou flor. Obrigada.

      Excluir
  2. Amei as dicas e seu post esta muito completinho e explicadinho. bBeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, obrigada Flor.
      É sempre bom ouvir um elogio pelo nosso trabalho, muito obrigada.
      bjos!

      Excluir
  3. Adorei as dicas!! Muito bem explicado!

    http://raquelamandamakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Flor. Sempre bom ouvir boas criticas sobre nosso trabalho.
      bjos!

      Excluir
  4. Nossa, muito interessante, gostei do teste da água, não sabia, vou fazer...
    Obrigada pelas dicas.
    Bjs

    http://www.confidenciasdemae.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, que post completo super bem explicado. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha linda, espero ter ajudado e esclarecido dúvidas.
      bjos.

      Excluir
  6. Excelente post! Dicas maravilhosas!!! ♡♡
    Beijos
    Www.liulustosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Post muito interessante, adorei as dicas!
    Beijos.
    http://descomplicaporfavor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário, vou adorar responder! Bjos...